top of page
Foto do escritorMarcela Campos de Oliveira

A utilização e os impactos da inteligência artificial na sociedade atual

Atualizado: 16 de mai. de 2023


A Inteligência Artificial é um estudo científico que desenvolve a automatização de funções, comandos e vários outros feitos, por meio de sistemas programados e máquinas, tecnologicamente. A evolução da tecnologia promoveu para a sociedade um novo estilo de vida em todos os setores em que podem-se ter contato, e é inegável dizer que não facilitou o andamento para agilidade e progresso destes, além do surgimento de novos.


A Inteligência Artificial está em constante crescimento nas empresas. RODRIGUES, B.; ANDRADE, A. (2021) afirmam que a inteligência artificial está diariamente presente no gerenciamento das organizações, trazendo eficiência, e condições às empresas que antes não eram percepitíveis, apresentando também informações relevantes que os gestores não observavam anteriormente. Dentre as funções em que a IA pode realizar, podemos citar o atendimento ao cliente (através de chatbots), a automação e otimização de processos rotineiros, e a utilização de sistemas de segurança. Atualmente observa-se a presença da IA em linhas de produção de indústrias, onde Marques (2017) afirma que a IA está bem ativa nos meios corporativos, tendo em vista seu auxílio em atividades repetitivas, que poderiam ocasionar, caso realizados apenas por funcionários, cansaço e desânimo; e com a máquina esse processo pode se tornar menos maçante.


Porém, a automação de funções trazida pela inteligência artificial pode ser uma das grandes causas do desemprego em massa, o que já está sendo um reflexo no mercado de trabalho atual. Sabe-se que a IA está a cada dia obtendo maior avanço tecnológico. Máquinas são automatizadas para manipularem serviços que já foram manuais, e que promovem ótimos resultados para empresas, que não só obtém o lucro gerado substituindo pagamentos mensais a funcionários, mas também um investimento a longo prazo. Isso se torna um grande empecílio para trabalhadores, e essa substituição tão drástica e crescente da automação nas empresas tende a ser preocupante.


Muito se discute sobre quais ramos do mercado de trabalho serão mais afetados. O ramo empresarial do telemarketing, um dos serviços que mais empregam pessoas atualmente, estão sendo substituídos por robôs, levantando questionamentos angustiantes para a sociedade, a que medida se tomar. De acordo com Manyika (2017), o futuro da implementação de robôs no mercado de trabalho mostra que até 2030 poderá ocorrer uma drástica queda nas ocupações de empregos por indivíduos, alegando que será preciso que os trabalhadores se adaptem e procurem meios de implementar e inovar em conhecimentos para conseguir um espaço no mercado de trabalho, e não ser substituído pela automação. Parafraseando o autor citado anteriormente, dadas as devidas atenções a novos métodos de aprimoração das funções para continuar ativo no mercado de trabalho, pode haver uma necessidade mútua entre tecnologia e ser humano trabalharem em conjunto. Conforme cita Willian Neves (2020, p.13):

Juntamente com um potencial força criacionista de empregos, pode haver uma relação de complementaridade. A automação pode acontecer não sobre a ocupação do indivíduo, mas sobre algumas tarefas de tal ocupação, como por exemplo, tarefas rotineiras e repetitivas. Portanto ainda existiria a necessidade da presença do trabalhador para que todas as tarefas de uma ocupação sejam realizadas, mesmo que o computador automatize algumas.

Diante do exposto, pode-se concluir que a utilização da IA eficiente nas empresas pode ajudar a impulsionar o crescimento, trazendo agilidade e eficiência aos colaboradores, pois suas tarefas que antes eram árduas e repetitivas tornaram-se semi-automatizadas, tornando o trabalho menos maçante. Em contrapartida, não se pode deixar tudo na mão dessa tecnologia que está em constante evolução, e é de extrema importância a evolução dos funcionários para que possam se adequar. Portanto, a Inteligência Artificial pode ser comparada a uma grande Utopia/Distopia, sendo capaz de trazer inovações grandiosas e surpreendentes, como também um cenário turbulento, de incertezas e dúvidas para o ser humano, e caberá ao futuro mostrar a adaptação da sociedade a esta tecnologia.

93 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page